A Otoplastia é uma das cirurgias mais conhecidas, pois trata-se do procedimento que corrige as orelhas.
Essa cirurgia tem tanto objetivo estético, quando o paciente deseja consertar a projeção da orelha e reparar a anti-hélice, pode consertar assimetrias, tamanho e angulação, como também pode ter objetivo reparador, quando o paciente tem problemas como microtia, anotia ou sequelas causados por traumas.
Quem pode realizar?
A Otoplastia pode ser feita em crianças a partir dos 5 ou 6 anos de idade, após a formação completa das orelhas.
Como é feita?
Essa cirurgia pode ser feita com anestesia local intravenosa ou anestesia geral, depende da escolha do cirurgião. O corte é feito geralmente no sulco entre a concha da orelha e a cabeça do paciente. Quando o procedimento é feito para corrigir as orelhas de abano, o cirurgião diminui a cartilagem da concha e altera o tamanho do anti-hélice.
A cicatriz não ficará aparente, pois fica escondida na parte de trás da orelha e a maioria dos pacientes recebem alta no mesmo dia.
Pós-operatório
O paciente deve dormir com a face para cima nos primeiros 45 dias, e evitar atrito entre as orelhas e o travesseiro. Também é indicado evitar exposição solar intensa durante dois meses, pois pode atrapalhar na cicatrização.
Para a prática de atividade físicas deve-se esperar cerca de 3 semanas, já para a prática de esportes com bola o ideal é esperar 2 meses para a realização.
Entre em contato com a nossa equipe e vamos começar a
planejar esse sonho!